 |
..:. TEXTOS
CORTEJO DO MUNDO PORTUGUÊS ROTEIRO
Colaboraram na feitura deste roteiro dividido por 7 épocas: Dr. Franco Machado; Manuel Lapa; Dr. Jaime Almeida Leal; António Montês; Augusto Soares; Com. José Mousinho; Cap. Artur Rogado; Roberto Santos; Maria Luiza Buisson; Maria Amélia Leitão; Maria Amélia Sancho; Maria Téves; Maria Fonseca; Maria de Castro e Almeida; Maria Manuela Téves; Juvenal Rocha; C. Muñoz; Museu Militar; Museu Nacional dos Coches; Câmara Municipal de Lisboa.
Guarda-roupa, armaria e adereços confeccionados e construídos em oficinas privativas da organização do Cortejo do Mundo Português.
Abertura: Bandeiras da Fundação; Bandeiras de D. João I; Bandeiras das batalhas da Restauração; Bandeiras da Guerra Peninsular; Bandeiras da Grande Guerra; Carro de abertura, evocativo da Lusitânia.
1.ª Época
FUNDAÇÃO
Cor anunciadora: Verde Liberdade, Esperança
«Destarte, enfim, tomada se rendeu Aquela que, nos tempos já passados, À grande força nunca obedeceu Dos frios povos Cíticos ousados, Cujo poder a tanto se estendeu Que o Ibero o viu e o Tejo amedrontados; ……………………………………………. Lus. III
Reconstituição da entrada solene em Lisboa de D. Afonso Henriques e das suas tropas, após a rendição da cidade:
Cavalaria
1- Trombeteiros. 2- Cruciterário. 3- Prelados: Arcebispo de Braga, rodeado pelos Bispos do Porto, Viseu e Lamego. 4- Pero Pais, alferes de D. Afonso Henriques, com o estandarte real. 5- D. Afonso Henriques. 6- Alguns oficiais maiores de El-Rei, e coudéis ou capitães da hoste, entre os quais os Mestres dos Templários e dos Hospitalários, todos seguidos por seus escudeiros. 7- Alferes com as signas de coudéis. «signas farpadas, as dos capitães de 100 ou mais cavaleiros; triangulares, as dos de 50 ou 100 cavaleiros». 8- Capitães de 5 a 10 cavaleiros. 9- Trôço de cavalaria. 10- Alferes com as signas da Ordem do Hospital (esquerda) e do Templo (direita). 11- Comendadores das mesmas ordens com os pendões dos Mestres. 12- Hospitalários (esquerda) e Templários (direita). 13- Alferes com a signa do Concelho de Coimbra 14- Adaílou capitão dos cavaleiros vilãos. 15- Cavaleiros do Concelho de Coimbra (cavaleiros-vilãos).
Peonagem
16- Almocadém ou caudilho da peonagem. 17- Peões: arqueiros, bésteiros, fundibulários, precedendo e seguindo um engenho de guerra.
2.ª Época
CONSOLIDAÇÃO
Cor anunciadora: Vermelho Valor
………………………. Os primeiros armígeros regia, Quem para reger era os mui possantes Orientais exércitos sem conto, Com que passava Xerxes o Helesponto.
Dom Nuno Álvares digo,… …………………………… Outro também, famoso cavaleiro Que a ala direita tem dos Lusitanos, Apto pera mandá-los e regê-los, Mem Rodrigues se diz de Vasconcelos.
Lus. IV
Fragmento da evocação do invencível exército português na memorável e heroica Batalha de Aljubarrota:
A) Vanguarda da Hoste Portuguesa.
1- Diogo Gil, alferes de Nun´Álvares, com a bandeira deste. 2- Nun´Álvares e dois dos seus escudeiros.
B) Trecho da Ala Direita (Ala dos Namorados)
1- Álvaro Eanes de Sernache com a bandeira da ala. 2- Mem Rodrigues de Vasconcelos. 3- Alguns dos 200 cavaleiros da ala.
(Continua)
15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 (142)
(Parte CXLII de … – Fonte: Cortejo do Mundo Português 1140-1940, 30 de Junho de 1940. Este Roteiro, não faz parte do Livro de Ouro – no entanto, parece-nos oportuno incluí-lo. A concepção e realização deste opúsculo, é de Henrique Galvão e foi aprovado pela Comissão Executiva dos Centenários.) Consultar todos os textos »»
|