PORTUGAL ULTRAMARINO
ANGOLA
Angola, que é a maior província portuguesa, foi descoberta por Diogo cão, no reinado de D. João II, em 1483.
Situação – Fica situada na costa ocidental da África.
Limites – É limitada ao Norte pelo Congo Francês e Congo Belga, ao Oriente pelo Congo Belga e Rodésia, ao Sul pelo Sudoeste Africano e a Ocidente pelo oceano Atlântico.
Compõe-se do território de Cabinda, ao Norte do rio Zaire, e do território de Angola situado entre o rio Zaire e o rio Cunene.
Superfície – Tem 1.263.700 km². É 14 vezes maior que Portugal Continental.
Relevo do solo – O seu solo está dividido em três zonas: a do litoral, que é plana; a média, que é montanhosa; a do interior, que é a dos planaltos. As principais serras são: Canganza, Tala-Mogongo, Catanga, Bailundo, Upanda, Neve, Caconda, Numpaca, Hanha, Chela e os montes Luviti e Elonga.
Planaltos – Os principais planaltos são os de Malange, Lunda, Bié, Caconda e Huíla.
Rios – O solo de Angola é sulcado por muitos rios. Os principais são os de Chiloango, Zaire com os seus afluentes Cungo e Cassai, os rios Loge, Dande, Cuanza, Lucala, Catumbela, Cunene, Zambeze e os seus afluentes Cuando e Cubango.
Portos – Os portos mais importantes de Angola são: Cabinda, Santo António do Zaire, Luanda, que é o segundo porto da província, Porto Amboim, Novo Redondo, Lobito, Benguela, Moçâmedes, Porto Alexandre e Baía dos Tigres.
Cabos – Ponta do Padrão, cabo Ledo, cabo de Santa Maria, cabo de Santa Marta, cabo Negro e cabo dos Tigres.
Clima – O clima é quente, húmido e doentio, no Norte e na zona litoral; temperado e sadio no interior.
Produções – O solo de Angola é muito fértil. Produz café, algodão, milho, feijão, trigo, cacau, açúcar, óleo de palma, coconote, gado, couros, hulha, cobre, ferro e diamantes.
Indústrias – A exploração industrial está mais ou menos ligada a agricultura. Tem fábricas de moagem, refinação de açúcar, massas alimentícias, cerveja, serração de madeiras, curtumes, pesca, conserva e secagem de peixe, cerâmica, cordoaria, sabão, tabaco, fósforos, cimento, fibrocimento, pregaria, tecidos, etc.
Fauna – Possui elefantes, búfalos, leões, tigres, girafas, hienas, hipopótamos, zebras, macacos, crocodilos e criam-se animais domésticos, como bois, cavalos, ovelhas, cabras, etc.
População – Tem 4.145.266 habitantes, na sua maioria de raça negra.
Caminhos de ferro – Os principais caminhos de ferro são: o de Luanda a Malange; o de Luanda a Catete; o de Amboim a Gabela; o do Lobito à fronteira do Congo Belga e o de Moçâmedes a Sá da Bandeira.
Divisão administrativa – O território de Angola divide-se em circunscrições e concelhos, que se agrupam em 13 distritos.
Distritos – Cabinda com sede em Cabinda; Congo com sede em Uíge; Luanda com sede em Luanda; Cuanza Norte com sede em Vila Salazar; Cuanza Sul com sede em Novo Redondo; Malange com sede em Malange; Lunda com sede em Henrique Carvalho; Benguela com sede em Benguela; Huambo com sede em Nova Lisboa; Bié-Cuando-Cubango, com sede em Silva Porto; Moxico com sede em Vila Luso; Moçâmedes com sede em Moçâmedes, Huíla com sede em Sá da Bandeira.
Capital – Esta província tem por capital Luanda.
Autoridade superior – Governador-geral.
PORTUGAL ULTRAMARINO
MOÇAMBIQUE
(Continua)
O Problema da Educação II (20)
O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO II - «A ESCOLA A SAGRADA FÁBRICA DAS ALMAS» - ATLAS DE GEOGRAFIA - Ensino Primário Elementar – prof. José M. Gomes