28 de maio de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

A ACÇÃO DESENVOLVIDA

No campo das realizações, subordinadas ao condicionalismo apontado, iniciou-se o trabalho mais intenso, nos vários sectores, pelas obras em que a acção isolada mais possível se oferecia sem inconveniente de maior e em que mais fácil era de atingir o aperfeiçoamento técnico. A cada um dos sectores vamos fazer referência.

Abastecimento de águas e saneamento das povoações. – Durante treze anos (1932 a 1944) estiveram a cargo dos serviços hidráulicos os trabalhos de orientação e fiscalização das obras de abastecimento de águas a povoações de mais de 1.000 habitantes e os do estabelecimento das redes de esgotos de todas as povoações.
Sendo dos que ofereciam mais o carácter de obras isoladas, mais rapidamente podiam permitir que se atingisse a especialização dos técnicos e melhor campo forneciam para a colaboração com o esforço que, noutro sector, a nova política de desenvolvimento nacional ia operar – a acção municipal –, a eles foi dado, desde logo, grande incremento e neles se formou um grupo de técnicos de merecimento assinalado.
----------------------------------------------------------------------------------------------
sendo beneficiadas, respectivamente com abastecimento de água e esgotos, 34 e 22 cidades, 154 e 48 vilas sedes de conselho e 129 e 23 povoações diversas.
Da sua execução resultou incontestável melhoria sanitária para as numerosas povoações beneficiadas; e, se se pode dizer que nem sempre as obras executadas tiveram um funcionamento correspondente à sua aperfeiçoada concepção, incontestável é também o alcance que os trabalhos da Secção de Melhoramentos de Águas e Saneamento, em colaboração com serviços da Direcção Geral de Saúde e, nomeadamente, com a Junta Sanitária de Águas, tiveram para se obter melhor atenção para os problemas sanitários por parte das administrações locais, para mais ampla concepção dos melhoramentos a realizar e para a preparação dos técnicos que, neste vasto campo, hão-de servir de futuro.

Estudos hidrométricos. – Base dos estudos de hidráulica fluvial e de aproveitamentos hidráulicos, é o desenvolvimento e o aperfeiçoamento atingido nestes estudos, de 1932 a 1947.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras fluviais. – A orientação inicial, neste campo, foi a de conservar, reconstruir e completar os sistemas antigos de defesa dos campos e margens e executar obras isoladas que, tanto quanto possível, se pudesse prever que não comprometeriam a execução de futuros trabalhos de regularização geral dos cursos de água, ou não ficariam inutilizados por eles, prestando, contudo, serviços muito reclamados pelos povos.
Nessa orientação se despendem com a reconstrução do velho sistema dos diques de defesa dos campos do Ribatejo, sua ampliação e sua conservação, entre os anos de 1932 e 1947, a quantia de 19.163 contos, e nas obras de defesa contra as cheias dos campos marginais de outros rios, 33.892 contos.
(Continua)

(Parte LXXXI de …)


15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 (081)

(Fonte: 15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 – HIDRÁULICA – Duarte Abecasis – Director Geral dos Serviços Hidráulicos)

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES