25 de julho de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

A sua implantação será na face norte da Rua Larga, mas estender-se-á pela Rua dos Estudos, por um corpo paralelo ao Hospital do Colégio das Artes.
Está já em estudo o arranjo e ampliação que há-de sofrer o Hospital Escolar, o qual, além de englobar o antigo Colégio das Artes, devidamente modernizado e ampliado por um corpo que se estenderá pela Rua dos Estudos, será ainda aumentado para os terrenos da cerca e, possivelmente, para aqueles onde se encontra o Ninho dos Pequenitos.
Outro ponto em estudo é o da instalação da Associação Académica e a localização do campo de jogos e treinos desportivos para os estudantes. Os relatórios das comissões Universitárias da Cidade Universitária foram concordes em desejar um estádio para os académicos e uma instalação conveniente para sede da sua Associação.
A demolição do Colégio de S. Boaventura impôs-se aos técnicos pada regularizar e alargar a Rua Larga e para libertar parte do espaço onde há-de implantar-se o edifício para a Faculdade de Medicina. Estudaram-se com todo o empenho soluções para o seu aproveitamento, mas chegou-se à conclusão de que tudo seria defeituoso e impossível de satisfazer em obra de tal magnitude.
Como actualmente a frequência feminina da Universidade é já avultada, estuda-se o projecto de adaptação do Convento da Trindade a residência de raparigas.
Não se encarou o problema das residências para os rapazes porque aa vida académica de Coimbra tem uma feição especial - a das repúblicas e das casas particulares -, que convém manter.
O espírito arquitectónico das novas construções obedece a um critério de harmonização com as existentes, sem que, contudo - e à semelhança do que fizeram os arquitectos das várias épocas -, nelas deixe de ficar bem impressa a 《dedada》do nosso século, sem imitações postiças do passado e sem que as preocupações de 《aparências》se imponham às necessidades funcionais dos programas.
A urbanização está em marcha.
Da futura Praça de D. Dinis e da sua escadaria monumental já se podem contemplar horizontes mais largos sobre a cidade, como a obra, uma vez terminada, permitirá que se rasguem, pela Ciência, outros mais amplos sobre o Mundo.

Maximino Correia
Presidente da Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária de Coimbra


15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 (057)

(Fonte: 15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 – Cidade Universitária de Coimbra – Maximino Correia - Presidente daa Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária de Coimbra

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES