28 de maio de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

O Instituto de Coimbra, agremiação de carácter literário e científico, com largas e honrosas tradições culturais, cuja vida está intimamente ligada à da Universidade, passou a ser instalado em edifício próprio: o da antiga Imprensa da Universidade, convenientemente adaptado e remodelado. As obras estão concluídas, e em breve poderá também ser inaugurado mais esse edifício, que satisfaz plenamente às exigências a que se destina.
Pelo que respeita à Faculdade de Ciências, também já se contam algumas realizações importantes. O Instituto Botânico, largamente ampliado nas suas instalações em S. Bento, com todas as modificações e beneficiações necessárias, ficará sendo, na opinião do seu director, um dos melhores da Europa.
Todo o jardim botânico passou por melhoramentos importantes, contando-se, entre outros, a construção de uma estufa fria, a implantação de uma vasta rede de canalizações para regas, o embelezamento da placa central, a reparação de grades e escadarias, a substituição dos bancos de madeira por outros de pedra e a remodelação completa das instalações da biblioteca, da aula e dos gabinetes. O herbário será também ampliado e modificado.
A actual situação do observatório astronómico, além de ser imprópria e a de cortar o maravilhoso panorama que se pode contemplar do pátio da Universidade, destoa, pela sua especial feição, do conjunto dos edifícios centrais do Paço das Escolas. A sua demolição impõe-se; já se encontram em construção, em terrenos adequados, no Alto de Santa Clara os edifícios que farão parte do moderno observatório, cujo plano deu inteira satisfação à Faculdade de Ciências.
O edifício do Museu será remodelado e beneficiado, para nele ficarem instalados apenas departamentos da Faculdade de Ciências. A secção matemática, a física e a química serão alojadas num grande edifício a construir no lado sul da Rua Larga.
Activam-se as expropriações e os despejos para começar a demolir os prédios da área respectiva. No antigo Convento dos Grilos ficará instalada a Casa dos Professores.
O projecto do edifício que há-de servir para instalar os serviços pré-clínicos da Faculdade de Medicina já está terminado, e a contento de todos os professores, que deram os respectivos programas e detidamente examinaram a sua planificação. Conta-se que ainda no ano de 1948 seja possível começar a edificá-lo.
(Continua)



15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 (056)

(Fonte: 15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 – Cidade Universitária de Coimbra – Maximino Correia - Presidente daa Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária de Coimbra

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES