29 de fevereiro de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

O ritmo dos trabalhos aumenta lentamente, mas de um modo constante, como o demonstra o seguinte quadro:

De 1940 a 1947 realizaram-se 305 plantas e levantou-se uma superfície de 61.251 hectares

A rescisão do contrato com um dos empreiteiros levou a abrir, em 9 de Outubro de 1945, novo concurso, em resultado do qual um outro dos empreiteiros primitivos ficou encarregado do levantamento de mais oitenta e três povoações.
Em Agosto do corrente ano deverão estar concluídas todas as plantas topográficas de trezentas e setenta e uma povoações que figuram nas relações anexas aos contratos celebrados, abrangendo a superfície total aproximada de 70.000 hectares e executadas sob a orientação e fiscalização da C. F. L. T. U.
Se a esta superfície adicionarmos as ocupadas pelas cidades de Lisboa e Porto – cujos levantamentos não estão soba a alçada de C. F. L. T. U. – e as de outras cidades e povoações, tais como Coimbra, Beja e Portalegre, cujas plantas, levantadas antes de fundada a Comissão, foram consideradas em condições de ser aceites, conclui-se que a superfície levantada em Portugal para estudo da urbanização dos centros urbanos pode tomar-se como um centésimo da sua superfície total.
Terminada a tarefa dos levantamentos em curso, importa que, a completar o pensamento de Duarte Pacheco, estes elementos para tão diversos trabalhos mantenham ao longo do tempo o seu valor, correspondendo à finalidade para que foram empreendidos e ao dispêndio de numerário neles invertido, e não constituam apenas testemunhos do passado.
A solução mais conveniente, quer sob este ponto de vista, quer sob o ponto de vista da sua extensão, dar-lhe-á necessariamente o Governo na devida oportunidade e na forma mais conveniente.
Para ela esta Comissão terá sido uma escola onde os seus técnicos adquiriram, com uma competência e dedicação a que me honro de prestar homenagem, numa especialização que só com o tempo e com a prática se consegue.

Raul da Costa Couvreur
Presidente da Comissão de Fiscalização dos Levantamentos Topográficos Urbanos

(Parte XLI de …)


15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 (041)

(Fonte: 15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 – Levantamentos Topográficos Urbanos – Raul da Costa Couvreur – Presidente da Comissão de Fiscalização dos Levantamentos Topográficos Urbanos)

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES