25 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Para atingir esta dupla finalidade muito contribuirão as frequentes publicações de vários tipos, que serão distribuídas pelas entidades mais interessadas em tomar contacto íntimo com as actividades do Laboratório e com os seus resultados ou que mais careçam de ser esclarecidas sobre as condições em que poderão utilizar os seus serviços.
Um outro aspecto muito importante das relações do Laboratório de Engenharia Civil com os meios exteriores reside na sua colaboração no ensino ministrado nas escolas técnicas oficiais. Neste caso o laboratório virá, sem dúvida, a desempenhar uma função importantíssima, que lhe é fixada concretamente no diploma legal que o criou.
Além do mais, o exercício desta função poderá facilitar a resolução do importantíssimo problema do recrutamento do pessoal técnico do Laboratório, o qual poderá ser cuidadosamente escolhido de entre os alunos que, no decorrer dos seus cursos, revelem maior aptidão para a investigação laboratorial.
Entretanto, independente da modalidade revestida pela colaboração do Laboratório de Engenharia Civil com as diferentes escolas técnicas, ele não poderia assumir só por si a responsabilidade do ensino técnico experimental sem se correr o risco de ver absorvida por forma inconveniente a actividade das suas secções de trabalho. Por isso a sua acção exercer-se-á dentro de um esquema de que fazer parte integrante os pequenos laboratórios de índole exclusivamente didáctica, existentes ou a criar nas próprias escolas, sujeitos à disciplina dos programas de ensino e à orientação imediata dos respectivos professores.
Dentro deste esquema, os alunos frequentarão o laboratório nacional em visitas espaçadas e em tirocínios prolongados, que lhes permitam ajustar-se ao regime de trabalho dos seus serviços sem lhes causar perturbações inconvenientes, colhendo assim o maior benefício do seu contacto com estabelecimento de investigação, ou após os seus cursos, como condição indispensável para a conquista de graus académicos.

A breve exposição feita teve por finalidade, não, como no princípio se acentuou, desmontar uma obra que a curta vida do Laboratório de Engenharia Civil não permitiu ainda realizar em proporções dignas de registo, mas simplesmente assinalar alguns aspectos da importância da função atribuída ao novo organismo no quadro da intensa actividade da engenharia civil portuguesa, evidenciada pela exposição de Obras Públicas.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Nos tempos mais próximos haverá, muitas vezes, que sacrificar deliberadamente a possibilidade de êxitos imediatos aos benefícios de uma evolução segura, cujo curso se apressará quanto for humanamente possível, mas que não poderá ser precipitada, além de certos limites, sem inconvenientes definitivos para a utilidade futura do Laboratório.
Passado, porém, o período da indispensável preparação, preenchidos os seus quadros com pessoal adestrado e dispondo de instalações e apetrechamento adequados e do capital inestimável da experiência acumulada em anos de trabalho intensivo, o Laboratório de Engenharia Civil poderá cumprir inteiramente a função nacional para que foi criado e preencher a parte importante que lhe compete nas actividades da engenharia civil portuguesa.

Eduardo de Arantes e Oliveira
Director do Laboratório de Engenharia Civil

(Parte XX de …)


15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 (020)

(Fonte: 15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 – Laboratório de Engenharia Civil – Eduardo de Arantes e Oliveira – Director do Laboratório de Engenharia Civil)

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES