26 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

SERVIÇO DE ESTUDO DE ESTRUTURAS

Resistência das construções. – É esta uma das secções actualmente mais desenvolvidas, a tal ponto que se desenha já a conveniência de uma futura subdivisão.
Compete-lhe o estudo de estruturas sobre modelos reduzidos (pontes, coberturas, estruturas de edifícios, barragens, etc.); a investigação experimental sobre as propriedades de elementos das construções (paredes, pavimentos, colunas, et.), e outros problemas respeitantes ao projecto ou à verificação das condições de resistência das construções. Para resolução dos problemas que lhe são postos, esta secção é, por vezes, conduzida à investigação sobre os próprios materiais.
Esta secção está actualmente muito activa, contando-se entre os seus trabalhos mais importantes, já realizados ou em curso de realização, estudos sobre a resistência das barragens de Santa Luzia e Castelo do Bode (ensecadeira de montante), estudos de pontes sobre modelos reduzidos, estudo de novos tipos de pavimentos de edifícios, investigação sistémica sobre o emprego da madeira nas construções, verificação sobre modelos reduzidos e sobre protótipos da resistência de postes para linhas eléctricas de muito alta tensão, etc.

Mecânica dos solos. – Nesta secção realizam-se ensaios e trabalhos de investigação sobre equilíbrio dos terrenos, problemas de fundações, pavimentação de estradas e de aeródromos, etc. Tem sido frequente a sua intervenção no ensaio de amostras de terrenos, estudo de estabilização de pavimentos de terras, etc.

Física das construções. – Destinada ao estudo dos problemas de isolamento térmico e acústico das construções e questões afins e dos problemas de ventilação e iluminação, de sismologia, da utilização de raios X nas determinações laboratoriais, etc., esta secção, ainda na fase de apetrechamento, tem também a seu cargo a aferição de aparelhagem de medida utilizada nas diferentes secções do Laboratório.

Hidráulica. – É este um dos sectores do Laboratório que tudo indica que venha a tomar um grande desenvolvimento, dada a importância e o voluma das obras hidráulicas cuja próxima realização se prevê no nosso País e o interesse da investigação experimental para a segurança no delineamento dessa obras.
Embora não disponha ainda de instalações adequadas, esta secção tem já confiado o complexo estudo das causas do assoreamento verificado num dos nossos portos. Outros estudos de obras marítimas e fluviais aguardam apenas que esta secção esteja preparada para os abordar.

(Parte XVIII de …)


15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 (018)

(Fonte: 15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 – Laboratório de Engenharia Civil – Eduardo de Arantes e Oliveira – Director do Laboratório de Engenharia Civil)

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES