18 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

SERVIÇO DE ESTUDO DE PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO

Processos de construção. – Este sector tem a seu cargo, como o seu nome indica, a investigação tendente ao aperfeiçoamento dos processos de construção em geral.
No memento actual a sua actividade é solicitada sobretudo para o estudo dos problemas relacionados com a rapidez de execução e a economia das construções.
Para se desempenhar das suas atribuições e resolver os problemas que lhe são postos, esta secção recorre frequentemente a outras secções do Laboratório, às quais fornece numerosos temas de estudo. Embora ainda não tenha atingido um grau de desenvolvimento satisfatório, a secção de processos de construção tem já entre mãos alguns problemas interessantes, como o do apetrechamento mecânico dos estaleiros de construção civil, o das condições de emprego da taipa nas habitações económicas, etc.

Normalização. – Dada a natureza das suas actividades, o Laboratório de Engenharia Civil está em posição desempenhar um interessante papel na resolução do problema da normalização dos materiais e dos processos de construção, sem dúvida uma das étapes mais importantes da necessária evolução da indústria da construção civil do nosso País.
Para cumprir este aspecto particular da sua função, o Laboratório colaborará com os organismos e com as comissões de normalização, fornecendo-lhes o apoio indispensável da sua documentação, da sua experiência e dos resultados quantitativos e qualitativos dos ensaios e da investigação realizados nas suas diferentes secção. E poderá fazê-lo, quer através da sua representação nesses organismos ou comissões, quer por meio de publicações em que essa experiência e esses resultados sejam dados a conhecer às entidades interessadas e que, porventura, poderão servir, ao menos a título transitório, de repositório ordenado de sugestões e de recomendações de imediata utilidade para os diversos sectores interessados na construção civil. Na secção de normalização concentra o Laboratório de Engenharia Civil as suas actividades neste importantíssimo campo.

Documentação. – A principal finalidade desta secção é a de assegurar permanentemente ao pessoal de investigação uma informação actualizada sobre todos os aspectos da actividade do País e do estrangeiro que interessam à função do Laboratório de Engenharia Civil e, ao mesmo tempo, fornecer-lhe toda a bibliografia fundamental necessária.
Nesta secção se inclui a biblioteca, os ficheiros de informação, arquivos de microfilmes, etc., estando igualmente a seu cargo o já intenso serviço de intercâmbio de informações e de permuta de publicações com os estabelecimentos congéneres dos diversos países.

(Parte XVII de …)


15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 (017)

(Fonte: 15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 – Laboratório de Engenharia Civil – Eduardo de Arantes e Oliveira – Director do Laboratório de Engenharia Civil)

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES