16 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Laboratório de Engenharia Civil

O Laboratório de Engenharia Civil foi criado pelo decreto-lei n.º 35.957 de 19 de Novembro de 1946, dimanado do Ministério das Obras Públicas e Comunicações.
A propósito de um estabelecimento de tão recente criação não pode haver, evidentemente, a pretensão de falar em obra realizada até ao momento actual, e ainda menos no período de 1932 a 1947, da existência do Ministério das Obras Públicas e Comunicações. Sob este aspecto, a colaboração do Laboratório de Engenharia Civil no «Livro de Ouro» da Exposição de Obras Públicas não teria razão de ser, tão ténue é, com efeito, a sua contribuição para a extraordinária obra nele invocada.
Entretanto, pela importância que lhe foi conferida no diploma que o criou e no qual se definiram as directrizes do seu funcionamento, e ainda pela repercussão futura que, sem dúvida, terá nas actividades da engenharia civil portuguesa, a instituição do Laboratório de Engenharia Civil é bem, só por si, um aspecto notável daquela obra, e como tal, merecedora de registo neste repositório evocativo da acção do Ministério das Obras Públicas e Comunicações no período de quinze anos abrangido pela Exposição.
No preâmbulo do referido diploma desenham-se expressiva mente as preocupações que ditaram ao Governo a decisão de criar o novo organismo: «Caminhamos para um volume de trabalhos que poderá, a breve trecho, ultrapassar a nossa actual capacidade técnica de realização, que, por motivos vários – a que não são alheias, além de uma certa inércia e rotina, as dificuldades criadas pela situação internacional – não acompanhou o progresso registado noutros sectores; e, a não se modificar prontamente esta situação, ver-nos-emos na impossibilidade prática de realizar tão vastos programas e perderemos a oportunidade que se oferece para a valorização do País».

-------------------------------------------------------------------------------------------------

É certo que tais laboratórios existem desde longa data – e o nosso País oferece um exemplo muito interessante deste facto. Mas só mais recentemente, pela necessidade de lhes confiar papel importante na resolução de problemas de engenharia cada vez mais complexos e numerosos, a sua actividade, até então muito absorvida pela rotina dos ensaios de verificação dos materiais de construção tradicionais e pela fiscalização da sua obediência às especificações dos regulamentos oficiais, passou a exercer-se predominantemente no sentido da investigação, muitas vezes conduzida aos domínios da ciência pura.
(Continua)

(Parte XV de …)


15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 (015)

(Fonte: 15 Anos de Obras Públicas – 1.º Vol. Livro de Ouro 1932-1947 – Laboratório de Engenharia Civil – Eduardo de Arantes e Oliveira – Director do Laboratório de Engenharia Civil)

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES