28 de março de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

- «No fim do discurso Mendes Cabeçadas e Armando Ochoa saíram juntos, a testa baixa, separando-se do general. Fizeram em carros diferentes o trajecto do Quartel-General à estação velha - o general sempre só, os dois sempre juntos. Na estação continuaram isolados do general conversando com o grupo dos oficiais políticos. Já no rápido tomaram compartimentos diferentes. O general convidou Cabeçadas a acompanhá-lo. O comandante veio e no longo trajecto, Coimbra-Entroncamento, trocou só três ou quatro palavras com o nosso Chefe, simulando dormir. Para um triunvirato que acabava de formar-se e que tão complexa missão tinha a cumprir - é silêncio demais! O comandante meditava o decreto que iria sancionar as notícias dos jornais...
- De modo que o desacordo? - arrisca o jornalista.
- É completo, total. Desacordo de princípios e de factos.
Saltaremos por cima de tudo para salvar a Revolução.
O general Gomes da Costa que prometera voltar, surge de novo - muito sorridente. Surge a tempo de ouvir aquela frase final.
- É assim. Só temos um caminho a seguir. A marcha sobre Lisboa, a das muitas e desvairadas gentes, como ontem lhe disse.
Já não falta muito! A concentração prossegue activamente.
- As tropas do Sul?
- Devem chegar hoje a Vendas Novas - se é que ainda lá não estão.
- Quem as comanda?
- O general Fragoso Carmona.
- A marcha sobre Lisboa quando se efectua?
- Logo que a concentração esteja efectivada. O tenente-coronel Raul Esteves a auxiliar-nos... Amanhã ou depois, sábado o mais tardar, Lisboa terá à sua roda em cerco 15 a 20.000 homens - homens de todas as regiões de Portugal.
- Depois?
- A entrada em Lisboa, a Província limpa e trabalhadora, punindo os políticos e castigando os ladrões dos dinheiros públicos!

(Parte LII de…)


A Arrancada de 28 de MAIO de 1926 (52)

(Fonte: Óscar Paxeco - 1956 – O primeiro encontro entre Gomes da Costa e Cabeçadas)

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES