26 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Neste mesmo dia Mendes Cabeçadas seguiu para Coimbra ao encontro de Gomes da Costa, que chegara à cidade universitária no meio de aclamações verdadeiramente apoteóticas.
A Academia faz publicar um manifesto em que apela para o general e termina:

«É V. Ex.ª, sr. general, quem neste momento histórico guarda a honra do Exército! A força armada desembainhou as suas espadas para salvar Portugal. Os políticos pretendem que essas espadas sejam embainhadas para que eles - os responsáveis pelo descalabro nacional - continuem a sua obra tenebrosa de destruição! Não pode ser! A mocidade portuguesa não quer herdar uma Pátria aviltada e em ruínas. Os estudantes de Coimbra querem o Exército dignificado e honrado e protestam contra os políticos venais que desejam ver os soldados de Portugal cobertos de lama!
«Antes cobertos de sangue, senhor general, honrando as armas portuguesas como aqueles soldados que souberam morrer heroicamente em África e na Flandres!
«Neste momento em que a intriga política impõe que o Exército se cubra de lama, a mocidade portuguesa grita aos soldados de Portugal que tenham em mira o bem da Pátria!
«A Pátria é de todos nós e não apenas dos vampiros da política, os falhados, os degenerados que têm desonrado a Nação!
«Senhor general!

«A mocidade portuguesa espera que o Exército cumpra o que prometeu! Espera que as espadas desembainhadas para salvar a Nação, só voltem às bainhas quando Portugal livre de políticos e de sicários, possa gritar o seu triunfo e afirmar a sua fé num futuro de glória!
«E então, de Norte a Sul, o povo gritará como nós agora moços crentes na acção decisiva do Exército Português:

«Viva o Exército!
«Viva a Pátria!»
Gomes da Costa dirige-se ao Quartel-General da 5." Divisão onde agradece as manifestações e afirma, num discurso, que ele e o comandante Cabeçadas representam a vontade da Nação. Por seu turno Mendes Cabeçadas faz o elogio do general.
Realiza-se depois a histórica conferência de que sai o triunvirato constituído por Gomes da Costa, Mendes Cabeçadas e Gama Ochôa.
Simultaneamente, de Vendas Novas inicia-se a marcha para o Setil das tropas da 4.ª Divisão, sob o comando do general Carmona, que numa entrevista concedida ao Século, antes de abandonar Évora, diz que a política será tanto quanto possível afastada, protegendo-se as classes operárias e também que o lema do Movimento é ordem e trabalho.

(Parte XLVII de…)


A Arrancada de 28 de MAIO de 1926 (47)

(Fonte: Óscar Paxeco - 1956 – O primeiro encontro entre Gomes da Costa e Cabeçadas)

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES