28 de março de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Homens de vários credos, vindos de todos os horizontes do pensamento e da acção, oriundos de todas as classes, disseminando a sua vida por todas as formas de actividade, puderam pôr de lado os motivos de divisão e encontrar nos princípios fundamentais da União Nacional aquele terreno comum de colaboração dos portugueses, indispensável para a nova política, a nova administração, a nova economia da nossa Pátria: estamos vendo coisas novas em Portugal.
Tumultuam à nossa roda bastos egoísmos, vaidades, ambições de mando, sôfregos interesses individuais que não se subordinam e pretendem sobrepor-se aos interesses da colectividade; e há muitos milhares de portugueses que oferecem a sua dedicação ao bem comum, que tomam a defesa deste como dever onde quer que se lhes indique o lugar de acção, trabalhando, obedecendo, servindo: estamos vendo coisas novas em Portugal.
Nós vínhamos cansados das lutas intestinas, da guerra interior legalizada; nós tínhamos assistido às competências dos grupos na conquista do Poder, e ao partidarismo no uso e no gozo desse Poder; nós tínhamos visto como ser ou não ser dos amigos do Governo conferia tais regalias e imunidades ou denegava tais faculdades e direitos que muitos de nós éramos estranhos na nossa própria terra e a garantia e extensão das nossas liberdades derivavam não das leis, mas da nossa filiação partidária; nós estávamos desolados perante o espectáculo duma instabilidade governativa que devorava os seus próprios fautores e inutilizava uns após outros os homens de governo, impossibilitando toda a obra administrativa e a realização de qualquer pensamento político; nós víamos, pesarosos, sobreporem-se e adiarem-se os grandes problemas nacionais, com receio de aumentar a divisão e os ódios onde seriam necessários o apaziguamento e a colaboração geral; e numa Europa que se refazia dos desastres da guerra e era levada a pôr no trabalho das discussões problemas transcendentes para os nossos destinos, nós sentíamo-nos diminuir e enfraquecer na desordem, desanimar no esforço de reorganização. Das profundezas da alma da Pátria surgiu então o anseio duma disciplina que a todos se impusesse, duma autoridade que a todos conduzisse, duma bandeira que todos pudéssemos seguir — ditadura nacional, governo nacional, política nacional.
Convém que a síntese ideológica da transformação orgânica e funcional, por onde convergirá todo o esforço da Ditadura, esteja bem gravada no espírito daqueles que, como vós, hão-de ser dela o apoio nacional e os fervorosos apóstolos. Deve pensar-se que o fim desta grande actividade renovadora é o estabelecimento de um nacionalismo político, económico e social, bem compreendido, dominado pela soberania incontestável do Estado forte em face de todos os componentes da Nação, e insusceptível de ser o joguete ou a vítima de partidos, de facções, de grupos, de classes, de seitas e de engrenagens revolucionárias.
Aceitando e assegurando todas as liberdades legítimas, em todos os campos, e harmonizando-as entre si e com a natureza e funções do Estado no plano em que deve desenvolver-se a vida colectiva, pretende-se tornar bem sólido e firme o princípio da autoridade, como a primeira garantia da ordem, da tranquilidade, do progresso e da prosperidade comum. Conseguindo pela cooperação inteligente e patriótica da União Nacional a estabilidade da vida governativa e a consolidação do Estado, com salvaguarda de todos os direitos e legítimos interesses estabelecidos na sociedade pela civilização, ter-se-á ganho em Portugal a maior, a mais produtiva e a mais venturosa vitória da nossa época.







AUTORIDADE E LIBERDADE A Nação contra os partidos; A União Nacional (05)

(«O interesse nacional na política da Ditadura» — Discurso na manifestação da U. N., em 17 de Maio — «Discursos», Vol. I, págs. 116, 117-118 e 133-134) – 1931

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES