29 de março de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

O que te cumpre? – Ser Homem.
Homem justo e sabedor, para que a sério te tomem e creiam no teu valor. Hoje és livre, respeitado, e até podes, mutuamente, ter orgulho no Passado, e vaidade no Presente. Mas não te esqueças que um dia deixarás de ser rapaz e que, da tua energia e boas acções, ou mais, dependerá, certamente, a firme continuidade da Obra sábia e prudente dos homens de sã vontade a que tens de suceder.
Ter consciência imperial é o principal dever dos filhos de Portugal. E se é fácil proclamar que temos um vasto Império, sabê-lo a gente guardar não é fácil, porque é sério. Para que possas vencer, cumpre o Acto Colonial. Não te canses de beber nesse fértil manancial cada vez que tenhas sede!
Lançada a primeira pedra; feita a primeira parede do Edifício – que medra a olhos vistos! – bem feio da tua parte seria deixá-lo ficar em meio; não concluí-lo, algum dia!
Há pouco, o Chefe do Estado – nobre vulto muitas vezes venerando; idolatrado por todos os portugueses – na viagem triunfal a terras de África, quis demonstrar que Portugal era o supremo juiz do seu Império, e que tinha por si, não o vão respeito da gente humilde e mesquinha, talvez vago e contrafeito – mas o respeito consciente e o amor grato e profundo de toda a espécie de gente. Vai longe o tempo em que o Mundo nos olhava duvidoso, incrédulo… Regressamos ao ciclo maravilhoso em que a Pátria tanto honramos, que o Mundo se honrou com Ela!
Cautela, portanto, agora…
Tu tiveste a boa estrela de nascer em boa hora! Foi desbravado o caminho.
– Se souberes caminhar, o teu Portugal velhinho inda dará que falar!


À Juventude de Angola - Lições de Patriotismo (03)

Pelo Major Mateus Moreno – Edição da Casa da Metrópole, Editorial Angola, Lda. – Luanda 1946 – «Roteiro da Mocidade do Império» por Silva Tavares. Págs. 7 e 8

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES