24 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

O problema fundamental e de momento é o de educar. Foi sempre, e agora mais do que nunca ele sobreleve a todos os outros problemas da política dos povos.
As soluções do problema da educação são, por isso, urgentes e indispensáveis. Impõe-se um plano educativo moldado na verdadeira imagem da bondade e da generosidade. O modelo a seguir não é o do homem forte. Ele deu as suas provas nos tempos dos romanos e teve a apor-se-lhe o homem bom e caridoso do cristianismo. O homem forte, por uma revivescência da História, deu também nos nossos dias as suas trágicas provas.
O homem bom é o amigo do seu semelhante, o que o acarinha e o poupa. É o que procura o seu bem-estar e a ele se sacrifica, defendendo-o, e encaminhando-o na vida, apenas com o desejo de ser útil. Os problemas da natureza, e, portanto, do homem, como ser emotivo e criador, são-lhe necessários, para que compreenda o seu lugar na comunidade humana e saiba o respeito que deve a si e à sociedade.


À Juventude de Angola - Lições de Patriotismo (02)

Pelo Major Mateus Moreno – Edição da Casa da Metrópole, Editorial Angola, Lda. – Luanda 1946 – De “O Primeiro de Janeiro, Porto, 29/1/1946 – V.S.”. Pág. 6

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES