|
..:. TEXTOS
«Privei mais directamente com o Presidente Salazar durante um quarto de século, primeiramente como ministro da marinha e depois como chefe do Estado. Das nossas largas conversas, em que pude apreciar a sua penetrante inteligência, a lógica das suas deduções, a firmeza do seu carácter e da sua conduta, a constância do seu pensamento, o profundo conhecimento da política mundial, guardo inesquecíveis recordações. Dele bem se poderia afirmar albergar num corpo aparentemente débil a alma dum gigante.»
«Quer na doença, como antes dela, a sensação que se colhia da sua maneira de ser era, por vezes, desconcertante. Por isso e também pela sua forma de viver a vida, bem se pode dizer, numa síntese da sua personalidade, que Salazar foi, além de tudo o mais, um homem diferente de todos os outros homens.»
SALAZAR - testemunhos... (26)
1971 – Mensagem do primeiro dia do ano, dirigida a todos os portugueses, pelo Presidente da República S. Exa., Almirante Américo Tomás, difundida através da rádio e da televisão, pelas 13 horas. Duas pequenas passagens da mensagem dedicadas ao desaparecimento físico do Prof. Salazar. Em "Últimas Décadas de Portugal" – Vol. IV – Américo Thomaz, 1ª edição autografada, Edições FP.
Consultar todos os textos »»
|