19 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Em 19 de Julho de 1951, o deputado Dr. João Amaral leu, numa sessão de propaganda eleitoral, realizada no Pavilhão dos Desportos, uma carta enviada pouco antes por Charles Maurras ao Prof. Salazar. O signatário estava preso no seu país a cumprir a pena a que fora condenado pela sua atitude durante a guerra. Em Portugal, a sucessão do marechal Carmona, falecido no começo de um novo mandato para que fora eleito, provocou a vacatura na suprema magistratura nacional e obrigou à realização de nova eleição presidencial. As circunstâncias da vida política nacional e da conjuntura internacional, no clima do pós-guerra e da «guerra-fria, davam à carta do director da Action Française», que a seguir reproduzimos, relevante significado.
«Prevaleço-me deste ensejo para lhe exprimir, senhor Presidente, a admiração entusiástica que me inspiram o seu esforço, o seu êxito, o seu triunfo e, também, a curiosidade pungente com que observo a fase actual (não crítica, certamente, mas grave) da nobilíssima história a que V. Exª fez a dádiva da sua pessoa e do seu nome.
«Após tantos anos, o abrigo de merecida felicidade que proporcionou ao povo português, essa grande obra de estabilidade e de prosperidade que valeu a V. Exª o respeito do mundo inteiro, representa bens tão grandes e hoje tão raros, que um certo número de europeus lhes querem como se fossem património próprio e seguem e abençoam V. Exª com os seus votos, como se do seu próprio destino se tratasse.
«Acima de tudo, pensam eles, não, nos abandone! Aguente-se! Fique e prossiga!
V. Exª acaba de perder o soldado firme que, sem golpes nem sangue (marechal Carmona) restabeleceu os negócios de Portugal e os consolidou nas mãos fortes de V. Exª. Continue, senhor Presidente, a manter erguido o ramo da ordem, da autoridade e das liberdades! Que ele floresça e frutifique entre o povo português, povo irmão. E isso será um sinal de que não murchou para sempre e em toda a parte....

Documentos Políticos (15)

UMA CARTA DE MAURRAS AO PROF. OLIVEIRA SALAZAR

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES