29 de março de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Do Doutor Oliveira Salazar
ao Senhor R. Henry Norweb

Lisboa, 28 de Novembro de 1944.

SENHOR EMBAIXADOR:

Acuso a recepção da nota de V. Exª. de 28 de Novembro corrente, do teor seguinte (na tradução portuguesa):
«O Governo dos Estados Unidos, cônscio do legítimo desejo do Governo Português de pôr termo à ocupação de Timor pelos japoneses e reconhecendo que este território português se encontra compreendido num largo campo de operações empreendidas pelo Governo dos Estados Unidos e outros Governos aliados no Pacífico, aceita e concorda com a participação de Portugal nas operações que eventualmente sejam conduzidas para expulsar os japoneses do Timor Português a fim de ser restituído à plena soberania portuguesa. Reconhece que essa participação se pode efectuar por forma directa e indirecta:
A participação directa pelo emprego de forças portuguesas, relativamente ao qual serão ajustados planos pormenorizados em seguimento dos estudos feitos nas conversas dos Estados Maiores realizadas em Lisboa;
A participação indirecta pela concessão ao Governo dos Estados Unidos de facilidades para construção, utilização e controle de uma base aérea na ilha de Santa Maria, destinada a facilitar a deslocação das forças americanas para o teatro de guerra do Pacífico ou deste para os Estados Unidos, nas condições que serão ajustadas em acordo especial entre o Governo Português e o Governo dos Estados Unidos».
O Governo Português concorda com o conteúdo da nota acima transcrita e considera esse documento e esta minha resposta como constituindo o acordo entre os nossos dois Governos.
Aproveito a oportunidade para reiterar a V. Exª. os protestos da minha mais alta consideração.

Oliveira Salazar.

Política Externa Portuguesa (16)

Documentos relativos aos acordos entre Portugal, Inglaterra e Estados Unidos da América para a concessão de facilidades nos Açores durante a guerra de 1939-1945, MNE, Lisboa 1946. Comunicado do Doutor Oliveira Salazar ao Senhor R. Henry Norweb, em 28 de Novembro de 1944.

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES