24 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Não é sem profunda comoção que tento fazer ouvir a minha voz aos portugueses de Além-Atlântico, como se estivessem diante dos meus olhos os que sempre temos no coração, pelo seu trabalho, pela sua iniciativa, pela sua dedicação patriótica, pelo seu amor à terra-mãe de todos nós. E seja a primeira palavra de saudação para o Governo e o povo brasileiro, a cuja protecção se acolheram e em cujo seio vivem como se não foram estrangeiros, mas naturais e amigos, centos de milhares de portugueses que ao Brasil dão o melhor do seu esforço e os melhores anos da sua vida.
Se me fosse permitido, a mim, de certo modo responsável neste momento pelos destinos do País, dizer mais uma palavra, eu diria ser necessário que a colónia portuguesa continue a afirmar-se no Brasil como o que melhor compreende e que mais estranhadamente ama o progresso da grande nação, como a que mais trabalha, com disciplina e quase desinteresse, pelas prosperidades da terra alheia, como se fosse sua. E diria, ainda, que toda essa obra pode ser feita, deve ser feita, como tem sido até ao presente, dentro da mais estreita ligação com a mãe-Pátria, no acrisolado amor a Portugal, que tão bem sentimos vibrar em todas as manifestações da colónia.
Sinto-me feliz por, a convite dos organizadores da «Semana de Portugal», poder saudar, em nome do Governo, os portugueses do Brasil e par poder dizer-lhes com quanta simpatia acompanhamos a sua acção para o interesse e a maior glória do nosso Portugal.


Relações Internacionais: A Comunidade Luso-Brasileira (01)

(«Saudação aos portugueses do Brasil» -Palavras radiodifundidas da Cidadela de Cascais, em 22 de Outubro, para o Brasil, no encerramento da «Semana de Portugal» - «Discursos», Vol. I, págs. 253-254) – 1933

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES