28 de março de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Agradeço reconhecido a V. Exas. a sua visita e as palavras da sua mensagem. Fiz, para os receber hoje, uma pequena excepção: entendi que devia fazê-la em relação àqueles sobre quem têm recaído nos últimos tempos mais directamente as ameaças, por ser porventura desconhecido de muitos o seu patriotismo quando não a sua mesma existência. Quando além fronteiras se reparar em como os portugueses da Índia se fazem representar em Lisboa por altas figuras do professorado, da magistratura, das letras, do funcionalismo público, das profissões liberais, ver-se-á também quão despropositado é o apodo de colónia decretado à Índia Portuguesa, e às relações desta com as restantes parcelas da Nação portuguesa.
Vi hoje que a União Indiana se propõe pedir à conferência de Colombo um voto de evacuação dos enclaves estrangeiros. Não deve ser o caso connosco, visto não haver ocupação nem domínio, nem raça superior que possa ou deva sair. Quando os portugueses houvessem de evacuar Goa, nada ficaria ali senão a terra assolada, deserta, incaracterística, e não qualquer parcela de qualquer Nação. Faço convosco um voto e este é que no Mundo se compreenda Goa, porque a simples compreensão a defende e a garante na unidade portuguesa.


POLÍTICA ULTRAMARINA (11)

(Palavras a agradecer a mensagem dirigida ao Presidente do Conselho pelos portugueses da Índia residentes no continente, em 27 de Abril) – 1954

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES