23 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Sobre a revolução nacional em marcha e sobretudo no que toca à economia e ao trabalho, temos sem dúvida os grandes princípios orientadores, as ideias mestras, o travejamento geral do edifício a erguer.
Mas nenhum de nós poderia dizer que possui nesta verdadeira encruzi1hada da história toda a verdade, quer dizer, o sistema completo de princípios para a solução de todos os problemas económico-sociais e de técnica da organização. A vida real, a experiência de todas as dificuldades que surgirem, as questões que houver necessidade de resolver indicarão dentro das grandes linhas já fixadas, muitos pormenores de aplicação e até — quem sabe? — correcções de um ou outro ponto que o espírito estaria neste momento inclinado a crer absoluto e eterno como a própria verdade. Por isso disse que vamos fazer propaganda de uma doutrina feita e de uma doutrina a fazer. E não nos surpreenda isso: é a história de todos os grandes movimentos de ideias e de todas as transformações sociais que não foram previstas pelos seus criadores senão no que tinham de essencial, mas não no complexo da sua realização futura.



Fundamentos da Ordem Social (06)

(«Os delegados do 1. N. T. E P. e a reforma social» — Discurso no Ministério das Finanças, em 20 de Dezembro. segundo as notas dos jornais — «Discursos», Vol. I, págs. 276-277) – 1933

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES