20 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Como sempre acontece nestas viragens da História, uns, alucinados pela fascinação da novidade e esquecidos da velhice da terra onde muita coisa se experimentou já, negam todo o valor ao presente e ao passado, e querem construir um mundo inteiramente novo, misto incongruente de propósitos generosos, cândida inexperiência e sentimentos regressivos da baixa animalidade humana; outros, enquistados nas posições e ideias adquiridas e nos preconceitos do «seu tempo», vêem em tudo que o futuro traz no seio erro, crime, desgraça, e opõem-se tenazmente a toda a renovação ou reforma, porque as ideias e instituições em que se criaram e viveram têm para eles a beleza e a virtude de verdades eternas.
Ora o problema que nos é posto pelas circunstâncias consiste na determinação do ponto de convergência destas duas correntes, e em demandá-lo intencionalmente, salvando do passado as verdades superiores da humanidade, as aquisições definitivas da sua experiência secular, e indo ousadamente escolher às promessas do futuro o que é imposto pela feição e necessidade dos novos tempos e até — porque não? — pelo gosto das suas modas.
Dentro de dezenas de anos é natural que os povos tenham de novo encontrado uma fórmula de equilíbrio político e social; a trajectória que até lá vão seguir é que pode ser uma estrada tenebrosa de convulsões e miséria ou o caminho, embora acidentado, da segurança e do trabalho ordeiro.
Grande parte desse futuro está nas nossas mãos.


Os Grandes Problemas Nacionais (07)

(«As diferentes forças políticas em face da Revolução Nacional» — Discurso à União Nacional, em 23 de Novembro —«Discursos», Vol I, págs. 163-164) - 1932

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES