20 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

(Continuação)

que a actual crise política seja resolvida, nomeando V. Exª um Governo de carácter extra-partidário, constituído por republicanos que mereçam a confiança do País, O Exército fazendo este pedido está certo de que interpreta o sentir da Nação.
Subscrevo-me de V. EXª Ven.

a) Comandante José Mendes Cabeçadas Júnior»

Mal recebeu esta carta, o dr. Bernardino Machado convocou para Belém os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, bem como os chefes dos vários partidos políticos, com os quais conferenciou. Depois chamou também ao Palácio presidencial o comandante Cabeçadas, ao qual pediu que o ajudasse a restabelecer a ordem.
Cabeçadas teria respondido que tal só seria possível desde que fosse demitido o governo democrático da presidência do eng. António Maria da Silva e entregue o Poder ao Exército.
O Presidente da República recusou a solução proposta, por inconstitucional.
O conhecido oficial da Armada abandonou o Palácio de Belém, resolvendo, depois de se inteirar do que era a situação revolucionária na capital, que estava longe de ser favorável ao Movimento, tomar o caminho do Norte, na companhia do comandante Gama Ochôa, tenente-coronel Brito Pais e Lagrange.
Ao passar em Santarém, o coronel Choque, comandante de Artilharia 3, prendeu o chefe do Comité de Lisboa, e os seus companheiros.

(Continua)

Documentos Históricos (23)

A arrancada de 28 de Maio de 1926, por Óscar Paxeco – 1956.
Elementos para a história da sua preparação e eclosão.

Lisboa agita-se... — Uma proclamação-legenda certa da vida nacional (III de III)

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES