19 de novembro de 2017   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Do Doutor Oliveira Salazar
a Sir Ronald H. Campbell

Lisboa, 4 de Outubro de 1943

SENHOR EMBAIXADOR:

Acuso a recepção da nota de V. Ex.ª de 14 de Setembro, na qual V. Ex.ª confirma, em nome dos Governos de Sua Majestade no Reino Unido e na União Sul-Africana, as seguranças já dadas na sua nota de 16 de Junho ao Governo Português relativamente à manutenção depois da guerra da soberania portuguesa sobre todas as colónias portuguesas; e declara estar autorizado a informar que o Governo de Sua Majestade na Comunidade da Austrália se associa por sua parte gostosamente às referidas garantias.
Cumpre-me agradecer a V. Ex.ª a comunicação que ao Governo Português foi muito grato receber, e pedir o obséquio de fazer chegar ao conhecimento do Governo de Sua Majestade na Comunidade da Austrália que o Governo Português perfilha com prazer a ideia de oportunamente se discutirem os problemas atinentes à defesa comum contra possíveis agressões futuras, bem como ao possível desenvolvimento das relações económicas entre Timor e a Austrália, no tendo nenhuma objecção de princípio a que se procure realizar um acordo geral de comércio que abranja mesmo as comunicações aéreas entre a Austrália e a referida possessão portuguesa de Timor.
Aproveito esta oportunidade para apresentar a V. Ex.ª os sentimentos da minha mais alta consideração.

Oliveira Salazar

Política Externa Portuguesa (11)

Documentos relativos aos acordos entre Portugal, Inglaterra e Estados Unidos da América para a concessão de facilidades nos Açores durante a guerra de 1939-1945, MNE, Lisboa 1946. Resposta do Governo Português ao governo de Sua Majestade do Reino Unido em 4 de Outubro de 1943.

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES