25 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

(Continuação)

seus primeiros discursos, aquele que fez em 28 de Maio de 1930, na Sala do Risco, aos oficiais do Exército e da Armada reunidos com o Governo para comemorar o quarto aniversário do Movimento de Braga.
Eis o trecho, para o qual peço atenção reflectida:
— «Quando se tem em mente a verdadeira, a alta acepção da palavra política, julgo impossível fazer-se, sem esta, administração que se imponha e valha. Fora do pequeno expediente, execução a bem dizer material de uma regra, pode afirmar-se que a verdadeira administração tem sempre atrás de si um conceito de Estado de finalidade social, de poder público e suas limitações, de justiça, de riqueza e das funções desta nas sociedades humanas, quer dizer, uma doutrina económico-política, se quereis mesmo uma filosofia. Ai dos governos, melhor ai dos povos cujos governos não podem definir os princípios superiores a que obedece a administração pública que fazem!».
Aqui se proclama expressamente — não está implícita, está explícita — a necessidade inelutável, para o homem de Estado, de se guiar por uma constelação de ideias-mestras, de normas fundamentais, de primeiros princípios. «Se quereis mesmo, uma filosofia» — assinala o Autor, porventura com algum receio da palavra, ciente do errado descrédito que os filósofos disfrutam entre as turbas. Nem por isso — verídico, objectivo, leal — recua perante o dever de pronunciá-lo. «Se quereis mesmo, uma filosofia» . . . Desabafo elucidativo. Preciosa luz a incidir sobre uma figura e uma obra!
Talvez os antigos tivessem alguma razão ao condenar os que se embrenham nas questões abstractas e por elas esquecem, ou descuidam, as miúdas, mas urgentes, preocupações da vida quotidiana. Talvez. Salazar ensina-nos, no entanto, com o texto que citei há pouco e também — e sobretudo — com o êxito prático, tangível, inegável de uma longa acção política orientada dentro do critério que adoptou, não haver senão vantagem flagrante na filosofia como reguladora e mentora da vida. Ensina-nos ser, pelo menos, lícito e justo dar esta outra forma à célebre máxima latina:
— Filosofar, primeiro; só depois — governar!
E é decerto por isso que ler ou ouvir em tempos como os de hoje o Chefe do Governo Português não é só raro prazer de espírito; chega a ser alto conforto moral. Neste período de grandes ameaças, sobressaltos e decisões, muitos se mostram incapazes de suportar o peso da tormenta: e umas vezes perdem o equilíbrio, outras vezes perdem o pudor. A todo o instante deparamos (dentro ou fora das nossas fronteiras) novos sintomas desse estado de perturbada inconsequência que marca na História os lances agudos de crise. E no meio de tanta confusão, de tanta ignorância, de tanto charlatanismo, de tanta tortuosidade, de tanta impostura — que enchem a Terra de extremo a extremo a extremo — soam as honestas e lúcidas palavras de Salazar. Exprimem uma consciência isenta, uma visão serena, um bom senso inalterável.
Quando nos tentávamos a desesperar ante o dilúvio de quimeras ou de inépcias — estamos, outra vez, em terra firme, com a estrada alumiada por aquela claridade da recta razão que Deus nos deu para nos guiarmos e de que tão poucos fazem uso…
A crise está no homem — clamava, aliás com pleno acerto, no título de um livro de sondagens à psicologia dos modernos, um dos bons ensaístas franceses da geração dos trinta anos: Thierry Maulnier. Significa isto ser no íntimo de cada homem que se trava hoje a maior luta — da qual as lutas exteriores são, no fundo, meros reflexos e consequências. A crise está no homem — na sua alma cheia de temores, de pesadelos e de monstros; na sua inteligência desligada do real, perdida em labirintos sem saída, ao mesmo tempo ansiosa e impotente, ora entregue às ambições desmedidas de um idealismo absoluto, ora despenhada nos cínicos desesperos de um materialismo totalitário; na sua vontade, que cede com frequência aos apelos de uma atmosfera de agitações, tentações e ameaças, fraqueja e oscila, se ergue em assomos de iniciativa e logo estaca ou se transvia e, em última análise, não tem a persistência necessária para escolher um caminho e seguir adiante.
E é este homem de agora, incerto, desarticulado, contraditório, que surge em toda a parte; que surge, também, evidentemente, nos lugares de responsabilidade e nos elencos governativos. A crise actual, nos domínios da política e da diplomacia, nas relações entre povos e entre continentes, deriva de se encontrar muitas vezes, à cabeça das nações, esse homem sem firmeza e sem bússola, esse homem que em nada acredita porque não acredita, primeiro, em si próprio; que, por não ter definido o seu esquema essencial de princípios e de regras, tropeça nos sucessivos malogros não de um empirismo organizador, como queria Maurras, mas de um empirismo desorganizador; enfim, que foi investido da função de dirigir os outros, mas começa por não estar apto a dirigir-se e avança, à toa, ao sabor dos ventos de cada hora, sem saber para quê nem para onde. Repare-se bem no espectáculo que temos na nossa frente e ver-se-á que a profundidade, a acuidade da doença mundial é, em resumo, a carência dos chefes que desconhecem o rumo, dos governantes que, antes de o ser, nunca filosofaram, nunca adquiriram noções consistentes

(Continua)

SALAZAR - testemunhos... (15)

Discurso proferido por João Ameal, escritor, da Academia Portuguesa da História, por altura do XX aniversário da entrada do Prof. Salazar no governo. Abril 1948.

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES