18 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

UM RETRATO

O Sr. Presidente ergue-se, talvez sem dar por isso, e eu compreendo que a sua última frase, tão alta e tão digna, quer fechar a nossa conversa... Despeço-me do Sr. General Carmona, agradeço-lhe a fidalguia do seu acolhimento e, ao chegar à rua lembro-me, de repente, de que sou jornalista e de que tenho nas minhas mãos uma grande entrevista inédita... Nessa entrevista, que casualmente pude obter, a figura do Sr. Presidente atinge uma grandeza que não deve ficar na sombra, que tenho de fotografar... Recordando todas as suas palavras, as suas nobilíssimas declarações, a minha admiração por ele cresce, ganha maior consciência. Impressionante imagem, na verdade, a deste Grande Chefe, grande como poucos se orgulham de ser, pronunciando constantemente uma palavra admirável, que repugna tanto a alguns portugueses, a palavra servir... Essa posição, magistralmente definida em todas as suas frases, aproxima-o e para sempre! — dos grandes reis e das grandes figuras da História de Portugal, de todos aqueles que souberam colocar-se acima do burgo, «au dessus de la mêlée», que souberam mandar... porque souberam servir... A conversa que acabo de reproduzir, mais do que uma entrevista, é uma. Lição e um exemplo... Não a publicar, não a divulgar, seria deixar, precisamente de prestar um serviço ao País... julgo que ela chega no momento oportuno e que serve para alguma coisa... Conjugando, portanto, humildemente, o mesmo verbo que o Sr. Presidente da República, sinto-me tranquilo com a minha consciência e espero que ele me absolva da minha indiscrição...
Outra razão me força ainda a tornar pública a minha conversa com o Sr. General Carmona. Se as palavras do ilustre português aumentaram a minha admiração e a minha dedicação por ele, eu julgo útil que todos os portugueses as conheçam para que o mesmo sentimento neles se produza... Não as revelar seria prova de egoísmo, seria guardar só para mim o mais belo retrato do Sr. General Carmona que o «Diário de Notícias» pode assim oferecer, a todos os portugueses, no oitavo aniversário da revolução de Maio, da revolução da Primavera…

Documentos Políticos (14)

António Ferro no decorrer da entrevista, com o Presidente Carmona, 1934. Edição SPN Lisboa, pág. 23 a 24 (fim da entrevista)

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES