24 de abril de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

SALAZAR

Aproveito a referência ao Chefe do Governo para perguntar ao Sr. General Carmona, que tão claro tem sido em todas as suas respostas:
— Qual a opinião do Sr. Presidente sobre a acção pessoal do Sr. Dr. Salazar na obra da ditadura?
Resposta imediata e viva:
— Uma acção admirável e definitiva! O Sr. Dr. Salazar é um homem extraordinário, um destes homens raros em qualquer povo e em qualquer época. Tenho aprendido a conhecer, dia a dia, as suas qualidades morais e intelectuais. Surpreende-me, sobretudo — e tenho dito em vários conselhos de ministros — o conhecimento que ele tem de todos os assuntos, os mais distante da sua pasta e até da sua formação. Ele diz sempre a ultima palavra, marca sempre o caminho a seguir.
A ditadura deve-lhe a sua construção jurídica e a maior parte da obra realizada Não esqueçamos, porém — há lugar para todos — os seus precursores, aquele a quem já me referi, que conseguiram abrir a estrada que ele depois cimentou e alargou. É um dever prestar-lhes homenagem Gostei muito, por exemplo, que o Sr. Dr. Manuel Rodrigues a eles se tivesse referido no seu magnífico discurso de Coimbra. Quer que lhe diga tudo o que penso numa imagem que me ocorre? Os precursores do Sr. Dr. Oliveira Salazar, no Governo da Ditadura, são os pilares da abobada de que ele é o fecho...

Documentos Políticos (08)

António Ferro no decorrer da entrevista, com o Presidente Carmona, 1934. Edição SPN Lisboa, pág. 17-18

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES