28 de março de 2024   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Últimas considerações de "Cadernos da REVOLUÇÃO NACIONAL – MANIFESTO AOS TRABALHADORES"

Apesar de neste caderno se revelar apenas a obra do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência e da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho em dez anos de política social, não é possível deixar de fazer ainda que apenas uma incompleta enumeração do que, neste capítulo, tem sido levado a cabo por outros organismos oficiais.
Assim, o Secretariado de Propaganda Nacional mantém DOIS CINEMAS AMBULANTES e o «TEATRO DO POVO», que todos os anos se exibem gratuitamente em centenas de freguesias rurais e, uma vez por semana, faculta aos operários num cinema de Lisboa — o «Central», uma exibição de filmes culturais e recreativos, por preço baixíssimo.
Dispõe, além disso, de bibliotecas ambulantes.
Muitas Câmaras Municipais vêm desenvolvendo notável obra cultural, por intermédio de bibliotecas, fixas ou portáteis, e de festivais de diversa natureza, como os que a Câmara Municipal de Lisboa promove em 1 de Maio, em benefício das famílias dos seus assalariados. Outras, por seu lado, instituíram prémios pecuniários a favor dos alunos mais distintos filhos de operários ou trabalhadores rurais (É o que sucede, entre muitos outros, com o «Prémio Salazar»).
A Acção Social da «Legião Portuguesa», por intermédio das suas cantinas, albergues e refeitórios, tem também notável acção, sobretudo no Porto — e a «Brigada Naval» possui uma colónia de férias para os filhos de legionários, marinheiros e pescadores.
Finalmente, a «Mocidade Portuguesa» vem tendo também uma importante obra social e as Juntas de Província, Câmaras e até certas Juntas de freguesia vêm mantendo igualmente colónias de férias, que alguns milhares de crianças frequentam todos os anos.

Cadernos da Revolução Nacional (16)

Manifesto ao Trabalhador, edições SNI, pág. 39

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES