24 de abril de 2017   
>> PÁGINA INICIAL/TEXTOS
..:. TEXTOS

Devemos cuidadosamente distinguir da campanha que pretende atingir o princípio fundamental da reconstituição do País, as discordâncias aqui e além manifestadas sobre casos restritos, provenientes de pontos de vista diversos, doutra formação mental, do desconhecimento de todas as circunstâncias e elementos de trabalho ao dispor da administração ou de conceitos diferentes acerca do mesmo problema fundamental. Considerar, pesar tudo isto no estudo de qualquer questão, pois que não temos o monopólio da competência ou do patriotismo, me parece útil, contanto que o Governo tenha o critério da escolha e a decisão de resolver por fim.
Não é porém esta colaboração indirecta, preciosa por vezes, na governação pública que vemos aí manifestar-se agora, mas o desenvolvimento duma táctica bastante clara do inimigo que atacará a inércia, se nada se fizer, que atacará a obra feita, porque se faz. Enganosa ilusão a dessa gente se espera que da sua atitude venha o desânimo! Ignoram que há pessoas que não tiram do número de vozes concordantes o seu critério de verdade ou de justiça, nem buscam fora da própria consciência a razão para cumprirem o seu dever.


AUTORIDADE E LIBERDADE: A Nação contra os partidos; A União Nacional (02)

(«A restauração nacional e os seus opositores» — Exposição publicada nos jornais de 26 de Janeiro — «A reorganização financeira», págs. 502-503) – 1930

Consultar todos os textos »»

 
Música de fundo: "PILGRIM'S CHORUS", from "TANNHÄUSER OPERA", Author RICHARD WAGNER
«Salazar - O Obreiro da Pátria» - Marca Nacional (registada) nº 484579
Site criado por Site criado por PRO Designed :: ADVANCED LINES